Quatre Caps, grupo de arquitetos da Espanha, explora a obra não construída de Fernando Higueras através de uma série de imagens. Com efeito, as imagens retratam os edifícios em seus contextos reais, como se tivessem sido construídos logo após a concepção.
Especializado em imagens para arquitetura, o grupo mergulhou em duas décadas de produção de Higueras, arquiteto madrilenho famoso nos anos 70. Ao imaginar e representar como seriam as obras caso tivessem sido executadas, o grupo intruduz uma nova camada de informação à obra do arquiteto.
Raros são os casos em que uma arquitetura não construída se torna tão relevante a ponto de perdurar na história. Geralmente, projetos não executados se perdem no tempo, da mesma forma que morrem os reteiros nunca filmados, sem a chance de serem apreciados - e criticados.
Como teriam sido? Qual a relevância que teriam tido estes projetos?
Uma única obra é capaz de mudar a trajetória de uma disciplina inteira? De algum modo, todas as obras o fazem, afinal, todo trabalho é uma contribuição e acaba influenciando aqueles que o sucedem.
O projeto que iniciamos lida com a obra não construída de Fernando Higueras. Não como seria hoje em dia, mas como teria sido em seu tempo. Vinte anos de obras não executadas em uma jornada pela fotografia dos anos 70, 80 e 90: câmeras diferentes, filmes diferentes, impressões diferentes e métodos de processamento de cores diferentes. - Quatre Caps